comportas são fechadas em Porto Alegre para evitar inundação causada pelo Guaíba
Em medição às 18h desta segunda-feira, o nível da água no Cais Mauá registrava 2,74 metros, a 26 centímetros da cota de inundação.
Quatro comportas foram fechadas na tarde desta segunda-feira (25), em Porto Alegre, para evitar inundações do Guaíba na área central do município. Outras duas estruturas que compõem o sistema de proteção contra as cheias deverão ser fechadas nas próximas horas.
A prefeitura alega que a medida é preventiva e leva em conta a previsão de chuva para o Rio Grande do Sul, além das rajadas de vento que devem represar a água, o que evita o escoamento para a Lagoa dos Patos.
"É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido", diz o prefeito Sebastião Melo (MDB).
Conforme a prefeitura, em medição realizada às 18h, o nível do Guaíba no Cais Mauá registrava 2,74 metros. A cota de inundação é de 3 metros.
"Com o fechamento das comportas e com esses sacos de areia que a gente está fazendo o fechamento mais fino, a gente acredita que não [não vai inundar]. O máximo que pode acontecer são alguns acúmulos de água na parte do pavimentos das vias e não avançar para dentro das casas", avalia o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
As comportas são chapas de aço, que pesam mais de 4 toneladas e tem 3 metros de altura acima do solo. O sistema tem acionamento hidráulico, mas segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), alguns motores que permitiriam uma operação mais rápida foram furtados. Com isso, a ação teve que ser feita de forma manual.
A última vez que houve o fechamento das comportas foi em 2015, quando o Guaíba registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.
fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul
Por g1 RS e RBS TV