‘Fusca’ elétrico no Brasil? Entenda o embate judicial da GWM e Volkswagen

‘Fusca’ elétrico no Brasil? Entenda o embate judicial da GWM e Volkswagen

Lançado oficialmente no Brasil em 1959, o Fusca conquistou um lugar no coração dos brasileiros. A história de um dos carros mais clássicos da indústria automobilística começou em Stuttgart, na Alemanha, em 1931. Recentemente, o automóvel que saiu de linha em 2019, ganhou destaque em um embate judicial entre uma montadora chinesa e a Volkswagen, fabricante automobilística alemã.

Em novembro de 2021, a GWM (Great Wall Motors Company Limited), maior montadora de veículos da China, registrou no Brasil, no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), os modelos elétricos Ora Punk Cat e Ballet Cat, depois que apresentou os automóveis no Salão de Xangai, na China.

A Volkswagen, no entanto, pediu a anulação do registrou, pois considerou os carros chineses como “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”. As informações são do jornal O Globo.

A montadora chinesa não se calou e afirmou que “por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras (VW do Brasil)”.

O registrou chegou a ser cancelado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, mas a GWM venceu na justiça. A decisão foi da 1ª turma do Tribunal Regional Federal da 2ª região. A Volkswagen ainda pode reverter decisão judicial.

Mas afinal, o ‘fusca’ elétrico será vendido no Brasil?

Os modelos Ora Punk Cat e Ballet Cat ainda não possuem planos de serem comercializados no Brasil, conforme a própria GWM comunicou. Entretanto, a empresa afirmou que precisa trabalhar com a possibilidade de comercializar qualquer produto da sua linha em qualquer mercado do mundo.

Se você ficou curioso para saber mais detalhes sobre o ‘fusca’ da montadora chinesa, a versão possui 4,40 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,63 m de altura e distância de entre-eixos de 2,75 m, de acordo com o site Motor Show.

A autonomia elétrica tem 173 cv e a velocidade máxima pode chegar a 155 km/h. O valor de venda, de 193.000 yuans – moeda oficial da China -, quando convertido para o Brasil se aproxima de R$ 155 mil.

ndmais

BRUNA ZIEKUHR,BLUMENAU