Núcleos de pesquisa de excelência em Santa Catarina apresentam resultados de projetos desenvolvidos com apoio da Fapesc

Núcleos de pesquisa de excelência em Santa Catarina apresentam resultados de projetos desenvolvidos com apoio da Fapesc
Foto: Caroline Costa

Pesquisadores renomados de Santa Catarina reuniram-se nesta terça-feira, 31, no auditório do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc), durante o Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Núcleos Emergentes (Pronem) para apresentar os resultados obtidos nos projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos. Foram investidos R$ 4,5 milhões no programa, cujo principal foco foi a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa em Santa Catarina.

O programa, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apoiou 14 projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, todos propostos por grupos de pesquisadores com destaque na área de conhecimento e experiência na coordenação de projetos.

No início do encontro, a mesa de abertura contou com a presença do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. “É uma alegria para a Fapesc ver estes pesquisadores reunidos, conhecer o resultado destes trabalhos tão importantes e confirmar quão diversa é a pesquisa no nosso Estado”, afirmou.

Depois, durante 15 minutos, os pesquisadores puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos em diferentes áreas de conhecimento: Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Tecnologias e Energia, Biotecnologia, Ciências Agrárias (Fitotecnia, Aquicultura), Ciências Ambientais, Ciências Biológicas (Botânica), Ciências Humanas (História, Tecnologia Educacional), Ciências da Saúde (Neurologia).

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Nanda Gobbi l [email protected]
Telefone: (48) 98802-5794

fonte: estado.sc.gov.br 

Escrito por: ASCOM | FAPESC