Núcleos de pesquisa de excelência em Santa Catarina apresentam resultados de projetos desenvolvidos com apoio da Fapesc
Pesquisadores renomados de Santa Catarina reuniram-se nesta terça-feira, 31, no auditório do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc), durante o Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Núcleos Emergentes (Pronem) para apresentar os resultados obtidos nos projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos. Foram investidos R$ 4,5 milhões no programa, cujo principal foco foi a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa em Santa Catarina.
O programa, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apoiou 14 projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, todos propostos por grupos de pesquisadores com destaque na área de conhecimento e experiência na coordenação de projetos.
No início do encontro, a mesa de abertura contou com a presença do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. “É uma alegria para a Fapesc ver estes pesquisadores reunidos, conhecer o resultado destes trabalhos tão importantes e confirmar quão diversa é a pesquisa no nosso Estado”, afirmou.
Depois, durante 15 minutos, os pesquisadores puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos em diferentes áreas de conhecimento: Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Tecnologias e Energia, Biotecnologia, Ciências Agrárias (Fitotecnia, Aquicultura), Ciências Ambientais, Ciências Biológicas (Botânica), Ciências Humanas (História, Tecnologia Educacional), Ciências da Saúde (Neurologia).
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Nanda Gobbi l [email protected]
Telefone: (48) 98802-5794
fonte: estado.sc.gov.br