ALERTA DE RESSACA, RECORDE DE TURISTAS E GRANDE APREENSÃO DE DROGAS MARCAM O DIA EM SANTA CATARINA

ALERTA DE RESSACA, RECORDE DE TURISTAS E GRANDE APREENSÃO DE DROGAS MARCAM O DIA EM SANTA CATARINA

Em parceria com A Guardiã da Notícia

O estado de Santa Catarina enfrenta um cenário climático adverso no litoral ao mesmo tempo em que lida com fluxo intenso de veículos nas rodovias e combate ao crime organizado em seus portos. Confira os destaques da primeira edição do giro de notícias.

ALERTA NO LITORAL: RISCO DE MARÉ METEOROLÓGICA

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta importante para os municípios costeiros, especialmente entre Florianópolis e Itajaí. A combinação de ventos fortes com um sistema de baixa pressão está ocasionando o fenômeno da "maré meteorológica". Cidades como Balneário Camboriú e Itapema estão em vigilância devido ao risco real de invasão das águas nas avenidas beira-mar durante a madrugada. Navegações de pequeno porte foram suspensas e a recomendação é que moradores e turistas evitem banhos de mar e estacionamento em áreas próximas à orla.

BR-101: FLUXO INTENSO E OPERAÇÃO VERÃO

A temporada de verão segue movimentando a infraestrutura do estado. A Polícia Rodoviária Federal registra um fluxo de veículos 30% superior ao esperado na BR-101 Norte, impulsionado pela presença recorde de turistas argentinos e paraguaios. O monitoramento foi reforçado nos trechos de Joinville e Palhoça. Embora o Contorno Viário da Grande Florianópolis tenha aliviado o tráfego de caminhões, a orientação para veículos de passeio é evitar os horários de pico, entre o fim da tarde e o início da noite.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ: NOVO PROJETO DE ALARGAMENTO

Após a repercussão mundial do alargamento da Praia Central, Balneário Camboriú mira agora a Praia de Laranjeiras. A prefeitura recebeu autorização ambiental para iniciar estudos visando o engordamento da faixa de areia no local. O projeto, que busca combater a erosão marinha e ampliar a área para banhistas, será viabilizado através de parceria com a iniciativa privada, reforçando o status da cidade como polo de investimentos imobiliários e turísticos.

ITAJAÍ: MEIA TONELADA DE COCAÍNA APREENDIDA

No setor de segurança pública, uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal resultou na maior apreensão do ano no Porto de Itajaí. Meia tonelada de cocaína foi encontrada escondida em compartimentos falsos de uma carga de madeira. Segundo as investigações, o destino da droga seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica, caracterizando uma rota de tráfico internacional.