Em posse do Codesul, Jorginho Mello destaca integração das defesas civis para enfrentamento de emergências climáticas

Em posse do Codesul, Jorginho Mello destaca integração das defesas civis para enfrentamento de emergências climáticas

Foto: Eduardo Valente/Secom

O governador Jorginho Mello destacou a importância da integração das defesas civis dos estados membros do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) durante a cerimônia de posse de Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul, como presidente do Conselho. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Riedel sucederá o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na presidência do Codesul.

A iniciativa de unir as defesas civis foi proposta pelo próprio governador Jorginho Mello em uma reunião realizada em outubro do ano passado, em Brasília, com a participação dos quatro governadores. “A rapidez com que a equipe do Codesul trabalhou para transformar essa ideia em realidade é impressionante. Em menos de um ano, conseguimos sair do papel. Precisamos de políticas concretas e eficazes para enfrentar a emergência climática, que infelizmente é uma realidade permanente”, destacou o governador de Santa Catarina.

“Hoje é um marco significativo para a cooperação entre os estados do sul do Brasil. Assumimos o projeto para implementação do Centro de Operações Climáticas e assinamos um termo de cooperação entre as defesas civis dos estados integrantes do Codesul. Com essas ações, estamos mostrando que a união e a ação coordenada podem fazer a diferença na resposta às crises climáticas”, afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Além da posse de Eduardo Riedel, a reunião plenária do Codesul dedicou um espaço significativo ao Projeto Visão Regional 2040, que visa a construção de políticas públicas de longo prazo para os estados do sul.

“O Sul do Brasil possui uma combinação única de inovação, eficiência e uma infraestrutura robusta, além de um povo trabalhador. E tenho orgulho de dizer que Santa Catarina se destaca com indicadores econômicos e sociais entre os melhores do país. Somos o estado mais seguro do Brasil, com um povo empreendedor e uma economia diversificada e forte”, enfatizou o governador Jorginho Mello.

Por fim o governador reforçou o comprometimento com o trabalho integrado pelo bem de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “A cooperação entre nossos estados é fundamental para alcançar nossos objetivos comuns”, concluiu.

fonte: estado.sc.gov.br

Escrito por: Redação | SECOM