Equipe de MS retorna da Copa de Taekwondo com 15 medalhas

Equipe de MS retorna da Copa de Taekwondo com 15 medalhas
Das 15 medalhas obtidas, 10 foram de ouro, três de prata e duas de bronze; Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul encerrou a temporada nacional de taekwondo em grande estilo. A equipe sul-mato-grossense conquistou 15 medalhas na Copa do Brasil Embaixador 2022, que teve disputas de 1º a 4 de dezembro no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), em Recife (PE). A delegação teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Das 15 medalhas obtidas, 10 foram de ouro, três de prata e duas de bronze. Coordenada pela Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTkdMS), a seleção estadual contou com 22 atletas, da Equipe Fábio Costa (Campo Grande), Associação de Lutas, Artes e Cultura (ALAC – Campo Grande) e Associação Três-Lagoense de Taekwondo (ATL – Três Lagoas). Os técnicos foram Fábio Costa, Robson Carvalho, Sonia Carvalho e Celso Souza. Estes dois últimos também competiram pela classe máster.

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd) e reuniu 984 atletas de todas as regiões do Brasil, nas categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21, adulto e máster, competindo kyorugui (luta) e poomsae (formas), entre faixas coloridas e pretas.

Nas categorias de faixa preta, os atletas somaram pontos no ranking nacional da modalidade, conquistando, assim, vaga para o Grand Slam do ano que vem, campeonato que define a seleção brasileira de taekwondo. Segundo o técnico Fábio Costa, presidente da FTkdMS, Mato Grosso do Sul teve a melhor participação na Copa do Brasil até hoje. “Conseguimos muitas medalhas, principalmente de ouro, e estamos muito felizes. Depois de todo o trabalho que tivemos ao longo do ano, no final fomos recompensados desta maneira. Os atletas representaram muito bem o estado e estamos voltando com a mala cheia”.

Para Fábio Costa, 2022 foi um ano especial para o taekwondo sul-mato-grossense. “Foi maravilhoso, porque trouxemos medalhas importantes de todos os eventos nacionais e Mato Grosso do Sul vai com um grupo grande de atletas para o Grand Slam, para pleitear vaga na seleção brasileira”, enfatiza.

Um dos destaques da temporada foi o atleta Luiz Felipe de Almeida Aquino, que há anos representa Mato Grosso do Sul em alto nível. Com apoio da Fundesporte, neste ano o taekwondista participou de diversos eventos internacionais em busca de pontos para o ranking mundial, percorrendo países como o Chile, Costa Rica, Estados Unidos, e Bósnia e Herzegovina. Na trajetória, o sul-mato-grossense de 18 anos superou o campeão mundial e o líder do ranking internacional.

Confira todas as medalhas faturadas por Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil Embaixador de Taekwondo 2022:

OURO

Aparecido da Silva Gama – máster 4 -58 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa

Carlos Henrique Alvarenga – infantil +52 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa

Crhis Regiane de Souza – máster 5 -57 kg (faixa preta) – ALAC

Gabriela Lemes Moreira – infantil +52 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa

Luiz Felipe Aquino – adulto -58 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa

Sonia Teresinha Carvalho – máster 3 -57 kg (faixa preta) – ALAC

Vitória Pinheiro Bitencourt – cadete -47 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa

Bruno Jara Gonçalves – cadete -61 kg (faixa colorida) – ALAC

Eraldo Diego Fróes – júnior -51 kg (faixa colorida) – ALAC

Patrick Barbosa Both – máster 2 +80 kg (faixa colorida) – ALAC

PRATA

Lucas Vieira Kanashiro – cadete -45 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa

Thays Henrique de Souza – cadete -51 kg (faixa preta) – ATL

Luiz Fernando Nonato – cadete -49 kg (faixa colorida) – ALAC

BRONZE

Celso Conceição de Souza – máster 3 +80 kg (faixa preta) – ATL

Jheferson Glaciel da Silva – cadete -57 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa