Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da rede estadual reúne trabalhos que contribuem com uma rotina sustentável
A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou nesta quarta-feira, 4 de outubro, o segundo dia da XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (FECITEC/SC). O evento ocorre no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville, e conta com 110 projetos de estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Profissional de todas as regiões do Estado. A feira termina nesta quinta-feira, 5, quando os três melhores avaliados de cada modalidade de ensino serão premiados.
Os projetos participantes desta edição abrangem diversas nuances do tema “Ciência e Tecnologia: Possibilidades de Bem Viver” e mostram como a tecnologia e a ciência podem contribuir para este fim. Os alunos apresentaram soluções inteligentes para regar hortas, fontes alternativas de geração de energia, como produzir tijolos ecológicos a partir de garrafas pet, cosméticos e tintas naturais, além de outros trabalhos.
O evento conta com a participação de mais de 200 estudantes expositores e mais de 100 professores orientadores.
“Nesta décima quinta edição, temos um recorde de trabalhos expostos. É uma oportunidade para nossos estudantes exercitarem a criatividade, desenvolverem suas habilidades e mostrarem o que aprendem em nossas escolas. Destaco ainda a importância do incentivo dos professores orientadores, que os acompanham nessa jornada”, disse o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon.
Para a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, “independente do resultado de quinta-feira, todos os estudantes participantes da FECITEC são campeões, porque essa trajetória começou em março. (…) Essa feira demonstra a importância da parceria, quando a universidade, quando o poder público municipal e estadual se unem para produzir um evento desta magnitude”.
Segundo o presidente da XV FECITEC/SC, Sérgio Luiz de Almeida, a escolha do tema se deu, entre outros fatores e motivos, devido ao isolamento vivido no cenário pandêmico: “É uma forma de trazer os envolvidos na Feira de volta ao convívio social, possibilitando uma troca entre alunos e professores de diferentes regiões de Santa Catarina. Com esse tema, eles foram incentivados a pensar em projetos que beneficiem todos os seres vivos, bem como o meio ambiente.”
Abertura da FECITEC
A abertura da XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (FECITEC/SC) foi realizada na noite desta terça-feira, 3 de outubro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. Na cerimônia de abertura, a secretária adjunta representou o governador de Santa Catarina Jorginho Mello: “Trago o abraço carinhoso do nosso governador Jorginho Mello e o abraço afetuoso do Secretário Aristides Cimadon”.
Segundo o Presidente da XV FECITEC/SC, Sérgio Luiz de Almeida: “A feira estadual de ciências e tecnologia é o maior evento que a Secretaria da Educação proporciona aos nossos estudantes e professores. (…) Nossa expectativa é de troca de experiência entre os estudantes e professores de várias regiões do Estado. Estaremos reunidos em dias de muita troca e vivência entre público expositor e visitantes.”
A cerimônia contou aindab com uma programação cultural. Foram três apresentações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e uma dos alunos da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville.
“É com muita satisfação que a Diretoria de Ensino realiza a FECITEC. É uma forma de prestigiar os projetos de qualidade desenvolvidos pelas nossas crianças e jovens das diferentes Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina desde o início do ano”, destacou a diretora de Ensino da SED, Sônia Regina Victorino Fachini.
fonte: estado.sc.gov.br