FOTOS: Peixes morrem em rio atingido por produto químico na Serra Dona Francisca em Joinville
O rio Seco, que fica na região do Quiriri em Joinville, no Norte de Santa Catarina, começou a apresentar peixes mortos, após um produto químico atingir o rio Cubatão, na Serra Dona Francisca. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (29).
A cena foi flagrada pela reportagem da NDTV Record, que acompanha a situação no local na tarde desta segunda. Uma grande quantidade de espuma começou a aparecer no rio, por conta do ácido sulfônico derramado na região.
Uma carreta carregada com o produto bateu contra um barranco na Serra Dona Francisca, causando o derramamento do ácido no rio Cubatão. Técnicos da Companhia Águas de Joinville coletaram amostras no rio Seco para a realização de análises.
Uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) também foi enviada ao local para verificar a situação, e confirmou a existência de peixes mortos no rio Seco.
Serra Dona Francisca foi interditada após acidente
Um acidente com caminhão carregado de ácido sulfônico interditou a SC-418, no trecho da Serra Dona Francisca em Joinville. Segundo a Polícia Militar Ambiental, houve derramamento do produto químico na região. A extensão do vazamento ainda é calculado.
A Serra Dona Francisca foi totalmente interditada no local da ocorrência, no quilômetro 14, próximo ao Mirante. A previsão é que o trânsito seja liberado no fim da tarde.
Por conta do vazamento de produto químico, a Prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville instalaram um Gabinete de Crise para acompanhar a situação. Como primeira medida, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão fechou preventivamente a captação. Isso porque ainda não se sabe a extensão do derramamento.
fonte: ndmais.com.br
LINCOLN PRADAL,JOINVILLE