O que é politraumatismo, causa das mortes de vítimas do acidente aéreo da Voepass

O que é politraumatismo, causa das mortes de vítimas do acidente aéreo da Voepass

O IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo divulgou na segunda-feira (12) a causa da morte das 62 pessoas a bordo do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Elas sofreram politraumatismo, quadro comum em vítimas de acidentes aéreos.

O que é politraumatismo

Das 62 pessoas mortas no acidente, 35 delas já tiveram os corpos identificados, segundo o IML. Até a última atualização do texto, 17 restos mortais identificados tinham sido liberados às famílias das vítimas. Segundo os peritos, as mortes foram causadas por politraumatismo.

O diretor do IML, Vladimir dos Reis, afirmou que, com o impacto do avião no solo, todas as pessoas morreram de forma instantânea.

Conforme a SBTO (Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), o politraumatismo consiste em um quadro de múltiplas lesões causadas no corpo “por forças externas, de natureza física ou química, como impactos ou queimaduras”.

  • O politrauma também pode afetar órgãos e sistemas do organismo. Nos casos mais extremos, as lesões podem levar à morte.

Ainda segundo informações da SBTO, para ser considerado um caso de politraumatismo ou de traumas múltiplos, é necessário que o paciente apresente duas ou mais lesões graves em pelo menos dois sistemas do corpo “com repercussão de parâmetros fisiológicos”.

Ferimentos mais comuns em casos de politraumatismo:

  • Fratura de ossos;
  • Lesões cerebrais;
  • Hemorragias;
  • Amputações;
  • Lesões na coluna.

No politraumatismo devido a uma queda de avião, a pessoa sofre múltiplas lesões graves em diferentes partes do corpo como resultado do impacto da queda.

No caso das vítimas do acidente aéreo da Voepass, a morte foi instantânea, ou seja, imediatamente após o impacto no solo, sem que chance de sobrevivência.

Essa condição ocorre quando o corpo sofre um dano tão severo e repentino que as funções vitais, como a respiração, a circulação sanguínea e a atividade cerebral, cessam instantaneamente.

Dependendo do estado do corpo, é preciso fazer a identificação odontológica e análise de DNA para o reconhecimento.

Fonte: ndmais