Primeira geada do ano em SC é registrada no Vale Caminhos da Neve na Serra Catarinense
Fotos: Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br
Primeira geada de 2024 cobriu os campos de branco
Uma fina camada de gelo cobriu de branco a paisagem do Vale Caminhos da Neve, a três quilômetros do centro de São Joaquim, na Serra Catarinense, nesta quinta-feira,18. Com a primeira geada de 2024, a região já pôde sentir as baixas temperaturas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C. O local possui características peculiares que retêm o frio, situando-se na baixada a uma altitude de 1.200 metros. O ar frio, mais pesado, se deposita nas baixadas, congelando as gotículas de orvalho e formando a geada.
Em toda a extensão do Vale Caminhos da Neve foi possível observar a geada cobrindo não apenas os campos, mas também as gramíneas e a vegetação rasteira.
Temperaturas mínimas e condição do tempo, segundo a Epagri, nesta quinta-feira:
Previsão do tempo
De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas mais amenas no Planalto Sul devem continuar ao longo dos próximos dias, com registros entre 0º e 2ºC, especialmente, no amanhecer, com condição de geada nas áreas mais altas. Durante o dia, temperatura em elevação com máximas de 21 a 26°C. A atuação de uma massa de ar seco mantém essas condições do tempo até pelo menos o próximo domingo, 21.
:: Acompanhe a previsão do tempo para o Planalto Sul, com o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins:
A previsão do tempo para as demais regiões pode ser conferida neste link.
Tendência do tempo para os próximos dias
Segundo a Epagri/Ciram, abril termina com tempo instável e úmido com chuva frequente e totais mais elevados em SC, especialmente no Oeste, devido a passagem de, pelo menos, mais duas frentes frias (dias 23-24 e 27/04); atuação de áreas de baixa pressão; e circulação marítima. No início de maio outra frente fria deve passar pelo estado, provocando chuva. Após a passagem dos sistemas frontais, a temperatura diminui em Santa Catarina, mas não há indicativo de frio intenso até o momento.
fonte: estado.sc.gov.br
Escrito por: Osvaldo Sagaz | Secom