SANTA CATARINA TERÁ TEMPORAIS, RESSACA NO LITORAL E QUEDA BRUSCA DE TEMPERATURA NO PRIMEIRO FIM DE SEMANA DE 2026
Em parceria com AGUARDIADANOTICIA.COM.BR
O primeiro fim de semana de 2026 será marcado por mudanças significativas nas condições do tempo em Santa Catarina, exigindo atenção redobrada da população. Nesta sexta-feira (2), entre a tarde e a noite, seguem mantidas as condições típicas de verão para a ocorrência de temporais isolados, com possibilidade de chuva pontualmente intensa.
Ao longo da tarde e da noite, a combinação entre calor, alta umidade e a circulação de ventos do quadrante sul favorece a formação dessas instabilidades, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. O risco é maior nas regiões da Grande Florianópolis e do Litoral Sul. No fim da noite, a tendência é de que os temporais percam força gradualmente.
Depois de uma semana com características típicas de verão e mar calmo, o cenário começa a mudar no sábado (3). O dia deve começar com predomínio de sol em todo o estado, o que contribui para a rápida elevação das temperaturas. No Litoral, os termômetros podem chegar a 35°C e até 38°C. Nas demais regiões, as máximas variam entre 30°C e 35°C.
Durante a tarde, o avanço de uma frente fria, aliado ao calor intenso, favorece a formação de novos temporais isolados, com raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. O risco é considerado baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
As instabilidades devem se formar inicialmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, avançando gradualmente para o restante do estado ao longo da tarde. À noite, a tendência é de enfraquecimento dos temporais, com o retorno do tempo firme.
Ainda no sábado, a passagem da frente fria provoca a intensificação dos ventos de quadrante sul, especialmente a partir da tarde. Os ventos médios variam entre 30 e 40 km/h, com rajadas entre 50 e 70 km/h desde os Planaltos até o Litoral. Em áreas costeiras, as rajadas podem ultrapassar os 80 km/h. Esse cenário deixa o mar agitado, com risco de ressaca em todo o litoral catarinense entre a tarde de sábado e a manhã de segunda-feira (5).
São esperadas ondas entre 3 e 4 metros no Litoral Sul, com picos ainda maiores em alto mar, principalmente entre a noite de sábado e a manhã de domingo. Na Grande Florianópolis, as ondas variam de 2,5 a 3,5 metros próximas à costa, enquanto no Litoral Norte podem chegar a 3 metros.
A combinação do mar agitado com a maré alta, influenciada pela fase da lua, aumenta o risco de alagamentos costeiros em áreas mais vulneráveis do litoral. A orientação é para que moradores e turistas evitem atividades de navegação, pesca e esportes marítimos, além de não circularem pelas orlas nos períodos de maior agitação do mar.
Após o calor intenso do sábado, o domingo (4) será marcado pela chegada de uma massa de ar frio, que provoca queda acentuada nas temperaturas em todo o estado. No amanhecer, as mínimas ficam abaixo dos 5°C nas áreas mais altas da Serra Catarinense. Durante a tarde, as temperaturas nessas regiões não passam dos 20°C. No litoral, os termômetros variam entre 18°C e 25°C, enquanto no Oeste as temperaturas ficam entre 14°C e 26°C.

