SC sofrerá com onda de calor excepcional com até 40ºC: ‘Intenso’
Conforme o alerta da Metsul Meteorologia, uma onda de calor extremamente quente deve cobrir o Brasil nos próximos dias e trazer clima "desértico" em algumas regiões de Santa Catarina
A segunda-feira (18) começa com formação de nevoeiros pontuais no Centro-Leste do Estado e com predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina. Contudo, um alerta da MetSul meteorologia aponta para a atuação de uma massa de ar extremamente quente, que cobrirá o Brasil nos próximos dias.
Ainda conforme o alerta da Metsul, os registros de temperaturas altas irão superar muitos valores médios de calor registrados nas cinco regiões do Brasil. Além disso, não se descarta a possibilidade de quebras de recordes para o mês de setembro.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, essa massa de ar quente atuará em Santa Catarina ao longo desta semana. Mas, o meteorologista adverte que mesmo com essa massa de ar quente, há previsão para pancadas de chuvas com trovoadas mal distribuídas na região do Grande Oeste até a Serra catarinense.
Segundo a Metsul Meteorologia, a massa de ar quente afetará com força o clima, e trazer marcas perto ou acima de 40ºC em pelo menos 15 Estados do Brasil. O órgão destaca que a pior onda será no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois Estados.
O meteorologista Scheuer ressalta que nesta segunda-feira as temperaturas devem oscilar em torno dos 35ºC em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. Além disso, o especialista aponta que partes do Litoral Sul catarinense podem atingir até os 40ºC neste dia.
Temperaturas em Santa Catarina
Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, entre a tarde e à noite, a condição do tempo começa a mudar gradativamente no Estado com a aproximação de uma frente fria combinada com a influência de uma área alongada de baixa pressão.
Essa condição aumenta a nebulosidade em Santa Catarina provocando chuva com trovoadas, que pode vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo em alguns pontos do Estado.
Em Santa Catarina a Defesa Civil revela que as temperaturas no amanhecer oscilam entre 19°C e 25°C No Oeste, Extremo-Oeste e no litoral Sul e com temperaturas amenas nas demais áreas, que variam entre 13 e 19°C. À tarde as máximas se elevam bastante para esta época do ano, marcando entre 30°C e 38°C no Extremo-Oeste, Oeste e no Litoral Sul e variando entre 26°C e 34°C nas outras regiões.
De acordo com a Metsul Meteorologia, o pico do calor em grande intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.
Conforme o órgão, essa condição favorece a ocorrência de pancadas de chuva que em alguns momentos podem vir acompanhadas de trovoadas, e de temporais isolados com rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Nesta terça, as temperaturas mínimas oscilam entre 18°C e 26°C no Oeste e no Extremo-Oeste e variam entre 14°C e 21°C no restante do Estado. As máximas marcam entre 27°C e 36°C no Grande Oeste, no Planalto Norte e no Alto Vale do Itajaí e variam entre 20 e 30°C nas demais áreas.
Temperaturas altas e umidade trazem mais chuvas para o Estado
A quarta-feira (20), ainda é marcada pelas instabilidades que ainda atuam em Santa Catarina, porém com menos intensidade do que no dia anterior. Conforme a pasta, as pancadas de chuva e eventuais temporais isolados ocorrem também devido à combinação da presença de umidade com o aquecimento diurno no Estado.
Além disso, a Defesa Civil aponta que, entre a madrugada e a manhã, há formação de nevoeiros em todo o Estado.
No amanhecer as temperaturas oscilam entre 21°C e 26°C no Extremo-Oeste e no Oeste, e variam entre 13°C e 22°C nas outras áreas. À tarde, as máximas marcam entre 24°C e 30°C no Planalto Sul, no Litoral Sul e nas áreas costeiras e variam entre 29°C e 35°C no restante do Estado.
Tendências para os próximos dias
Na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), a atuação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo no Estado.
Isso deixará o tempo aberto e com predomínio de sol no Grande Oeste e com maior presença de nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada nos extremos dos dias do Meio-Oeste ao litoral, devido à circulação marítima.
fonte: ndmais.com.br
LUIZ FERNANDO DRESCH