Ex-diretor da PRF preso por interferir nas eleições de 2022 vira secretário em município de SC
Silvinei Vasques, ex-diretor geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação em São José, na Grande Florianópolis. A decisão foi publicada em Decreto Municipal na segunda-feira (6). Ele vai trabalhar na gestão do prefeito reeleito Orvino Coelho de Ávila (PSD).
Segundo o Portal de Transparência de São José, em novembro de 2024, o salário líquido do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação foi de R$ 13.559,91. Em outros meses os vencimentos variam, mas ficam na casa dos R$ 13 mil.
Silvinei comandou a PRF no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi preso em agosto de 2023, a pedido da Polícia Federal, por suspeita de interferência nas eleições de 2022. O ex-diretor teria dado ordens ilegais aos agentes da PRF para realizar operações que dificultassem o trânsito de eleitores do então candidato Lula no segundo turno.
Ex-diretor da PRF foi preso por suspeita de interferência nas eleições de 2022 – Foto: Carolina Antunes/PR/ND
A prisão do ex-diretor-geral da PRF foi revogada pelo ministro Alexandre de Moraes em agosto de 2024. O ministro considerou que os motivos da prisão preventiva não se sustentavam mais após o avanço das investigações.
Ex-diretor da PRF era promessa de campanha de Orvino
Três semanas após ter a prisão preventiva revogada, Silvinei Vsques entrou na campanha eleitoral de São José, em apoio à reeleição do prefeito Orvino Coelho de Ávila.
Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques apoiou a candidatura de Orvino Coelho de Ávila (PSD) em São José – Foto: Divulgação/ND
Na ocasião, Orvino anunciou que, caso fosse reeleito, Vasques assumiria um cargo inédito de secretário de Projetos Especiais. Após a reeleição, porém, o ex-diretor da PRF assumiu a pasta do Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Os secretários anunciados na Prefeitura de São José
Junto de Silvinei foram anunciados mais dez nomes para o secretariado de São José. São eles:
- Secretária de Governo – Méri Hang;
- Secretária de Segurança – Andréa Luiza Grando;
- Secretário de Comunicação – Diego Santos;
- Secretário da Procuradoria-Geral – Leonardo Reis de Oliveira;
- Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Silvinei Vasques;
- Secretária de Educação – Claudia Regina Macário;
- Secretária de Saúde – Sinara Regina Landt Simioni;
- Secretário de Finanças – Gervásio José da Silva;
- Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos – Luiz Fernando Verdine Salomon;
- Secretário de Segurança Pública – Michel da Silva Schlemper;
- Secretária de Administração – Adriana Isolete de Souza.
fonte: ndmais.com.br