Frente fria avança com ciclone e bagunça o tempo no país a partir desta quarta-feira (20)

A partir desta quarta-feira (20), uma frente fria associada a um ciclone extratropical começa a mudar o tempo em diferentes partes do Brasil. O Sul já sentiu os primeiros impactos durante a madrugada, com chuva forte no Rio Grande do Sul e possibilidade de temporais isolados.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Santa Catarina e Paraná também entram na rota da instabilidade da frente fria, que deve perder força no fim do dia.
Conteúdos em alta
Ciclone traz ventos de até 90 km/h no Sul do Brasil
O vento é um dos grandes pontos de atenção. Na serra gaúcha e catarinense, rajadas podem ultrapassar os 75 km/h. Na metade leste do Rio Grande do Sul, a ventania segue intensa ao longo do dia.
Previsão do tempo indica chuva e trovoadas em São Paulo
Em São Paulo, o avanço da frente fria deve provocar pancadas de chuva a partir da tarde no oeste, sul e litoral do estado. A capital pode registrar trovoadas no fim do dia, com rajadas próximas de 50 km/h em várias regiões. Apesar disso, áreas do norte e noroeste continuam sob clima seco, com umidade relativa em níveis críticos.
O ciclone organizou uma linha de tempestades no Paraguai e veio para o Brasil, segundo a MetSul – Foto: INMET/Reprodução
Frente fria atinge a região Centro-Oeste, que está em alerta
O Mato Grosso do Sul já amanhece com risco de chuva forte, raios e até granizo. Campo Grande pode ter pancadas ao longo do dia. Mato Grosso tem chance de instabilidade no noroeste e sudoeste, enquanto Goiás e o Distrito Federal permanecem sob calor intenso e tempo seco.
Nordeste dividido entre sol e chuva
A circulação dos ventos mantém a previsão de chuva moderada a forte no litoral de Alagoas e Pernambuco. Já no interior do Nordeste, o cenário é outro: sol, calor e baixa umidade em áreas do oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão.
Alagoas e Pernambuco enfrentarão chuva a partir desta quarta (20) – Foto: Diego Vila/iStock/ND
Norte com instabilidade concentrada vinda da frente fria
Conforme a previsão do tempo, no Norte, a chuva deve ser mais intensa no Amazonas (norte), Roraima e Amapá. Já no Pará, Tocantins, Acre e Rondônia, o sol segue predominando, com tempo aberto.
Veja recomendações:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos fonte: ndmais.com.br .