Governador Jorginho Mello: “Vou acabar com este tormento do povo do Vale do Itajaí”
Depois de participar durante o domingo das comemorações dos 90 anos de Treze Tílias, com a presença do embaixador da Áustria, Stefan Scholz, do governador do Tirol, Günter Plater, o governador Jorginho Mello presidiu nova reunião para tratar das enchentes no Vale do Itajaí. Ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Treze Tílias.
Baixando as águas, quais são as prioridades do governo?
Estou resgatando o projeto Jica de Contenção de Cheias no Vale do Itajaí, que está desmontado, com um pedaço estava na Secretaria da Infraestrutura e outro na Defesa Civil. Vamos reestruturar o plano para que consigamos recursos. Já falei com a senadora Daniela Ribeiro, relatora do Orçamento da União, com o ministro Waldez Góes e com a bancada de Santa Catarina. Vamos atacar o plano onde for mais urgente, fazer com etapas para aliviar este sofrimento da população do Vale do Itajaí.
E as Prefeituras?
Desejo fazer um mutirão com os prefeitos para limpar rios, córregos. Não tem como dragar o rio Itajaí Açu, com os municípios jogando entulhos nos riachos. Já falei com a presidente da Fecam, prefeita Milena Lopes, para um esforço coletivo. Limpeza de rios em toda Santa Catarina.
O Alto Vale, alguma medida agora?
Vamos começar a dragagem do rio. É dragar e resolver de uma vez por todas o rio Itajaí-Açu. Se puder, vou dragar e limpar da cabeceira até a foz. Inclusive, de Blumenau para baixo com a possibilidade de nova alternativa de transporte.
E a recuperação de Taió, Rio do Sul Rio do Oeste, do Alto Vale?
Já destinamos 20 milhões de reais para as emergências. O governo federal também vai alocar recursos. Depois de baixarem as águas vamos levantar o que é obra pública e o que é particular.
O senhor crê que sejam possíveis obras para amenizar as enchenres?
Acredito! E vou trabalhar por elas. A dragagem do rio Itajaí-Açu é vital. Os técnicos sabem dos trechos com mais gargalos, mais assoreados, que precisam ser abertos já. Agora tenho mais uma prioridade de nosso Plano de Governo: vou me dedicar para tirar esta angústia da população do Alto Vale. É uma população que trabalha, perde, recupera, recomeça. É um povo que precisa ser ajudado. Vou acabar com este tormento.
fonte: ndmais.com.br
MOACIR PEREIRA