Mancha ‘misteriosa’ na Lagoa da Conceição tem causa revelada e explicação surpreende

Mancha ‘misteriosa’ na Lagoa da Conceição tem causa revelada e explicação surpreende
Imagem mostra dimensão da espuma sobre as águas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis Foto: Reprodução/NDTV

A mancha na Lagoa da Conceição, confundida com um derramamento irregular de esgoto, em Florianópolis, foi provocada por mudanças climáticas.

A constatação ocorre após análises feitas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizadas nesta terça-feira (14). A espuma é resultado da floração atípica de algas, segundo a pasta.

Conforme as explicações, a mancha na Lagoa da Conceição é “multifatorial” e envolve a combinação de ventos predominantes, circulação interna das águas, elevação da temperatura superficial, estratificação térmica temporária e disponibilidade de nutrientes.

Estrutura da nova ponte vai auxiliar no controle de algas

Presença de espuma causou espanto em quem passou pela beira da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Por meio de um comunicado à imprensa, a secretaria destacou que a equipe técnica da Blitz Sanear, responsável pela análise das amostras, não constatou nenhum registro de lançamento irregular de esgoto na região.

“A espuma é composta por algas, e não por esgoto sanitário, óleos ou combustíveis. Neste caso, não há motivo para autuação ou lavratura de auto de infração, uma vez que não foi identificado nenhum agente poluidor pontual”, explicou o subsecretário de Saneamento de Florianópolis, Bruno Luiz.

A Prefeitura de Florianópolis mantém diversos programas de controle e verificação de ligações irregulares de esgoto, como o Floripa Se Liga na Rede, com inspeção em praticamente 100% dos imóveis do entorno da Lagoa da Conceição. Também promove a Blitz Sanear, onde realiza fiscalizações ambientais e sanitárias, emitindo autos de infração e notificações sempre que constatadas irregularidades.

Além disso, a nova ponte da Lagoa da Conceição trará benefícios ambientais diretos, com melhor circulação e renovação da água, diluição de nutrientes e redução da probabilidade de novas florações de algas.

O aumento do fluxo hídrico também contribuirá para a oxigenação da água e a melhoria da qualidade ambiental geral, reduzindo riscos de odores, mortandade de peixes e aumento da turbidez.

Mancha na Lagoa da Conceição assustou moradores da Capital

Uma mancha que lembra um achocolatado apareceu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, no sábado (11). Imagens gravadas por moradores preocupados mostram a água com uma textura cremosa e com uma espuma rala.

As condições da mancha na Lagoa da Conceição, imediatamente, foram comparadas a de um lançamento irregular de esgoto na região. A situação, contudo, foi descartada pela secretaria do Meio Ambiente

“A prefeitura segue atuando de forma contínua na conservação da Lagoa da Conceição e está à disposição para cooperação técnica e acompanhamento das análises em andamento”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

Ainda conforme o secretário, “agora estamos aguardando os resultados definitivos das amostras coletadas hoje pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA)”.

fonte: ndmais.com.br