Santa Catarina participa do Encontro do Fundo Nacional de Assistência Social em Brasília

Santa Catarina participa do Encontro do Fundo Nacional de Assistência Social em Brasília

Santa Catarina está participando nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13, do Encontro do Fundo Nacional de Assistência Social que acontece em Brasília e reúne secretários de Estado, gestores e servidores públicos.  O estado é representado pela secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, pela presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina, Gabriella Dornelles e pela gerente de Financiamento da SAS, Alessandra Karla Camargo.

De acordo com Maria Helena, o encontro de integração entre o Fundo Nacional e os Fundos Estaduais é um espaço para que os gestores possam divulgar seus trabalhos e compartilhar experiências em relação ao Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Essa troca de conhecimento visa fortalecer a gestão financeira e orçamentária do Suas no Brasil e especialmente em Santa Catarina”.

O evento, que tem representantes das 27 unidades da federação, contará também com a 1ª Mostra de Experiências Estaduais de Financiamento do Suas onde serão apresentados por cada estado o modelo de cofinanciamento estadual, de execução de emendas estaduais e também da prestação de contas.

Santa Catarina é pioneira com novo modelo de cofinanciamento por pisos

Neste ano, Santa Catarina foi pioneira no país ao adotar um novo modelo de cofinanciamento estadual que repassa recursos aos municípios por pisos, de acordo com o porte e serviços executados.  Em 2023 o repasse total será de R$ 55 milhões divididos em três parcelas.

O intuito da mudança foi tornar o processo de cofinanciamento mais rápido e eficiente já que Estado pode melhorar o acompanhamento e monitoramento dos municípios em relação a Política de Assistência Social em Santa Catarina.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Gabriela Dornelles/ SAS
(48) 3664-0916

 

fonte: estado.sc.gov.br

Escrito por: Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família