Oktoberfest Blumenau é suspensa um dia após abertura por alerta de enchente

Oktoberfest Blumenau é suspensa um dia após abertura por alerta de enchente
Oktoberfest Blumenau é adiada um dia após abertura por alerta de enchente – Foto: Divulgação/Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau/ND

38ª Oktoberfest Blumenau foi suspensa após o grande volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. A decisão foi divulgada pela Prefeitura Municipal depois de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (5).

Um dia após a abertura, a maior Festa Alemã das Américas foi adiada de sexta-feira (6) até terça-feira (10), com retorno previsto para quarta-feira (11) ou até que tenha um novo panorama favorável para continuidade.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, comunicou que a festa será prorrogada em uma semana e deve acontecer até o dia 29 de outubro.

O tradicional desfile realizado na Rua XV de Novembro também foi cancelado por causa da chuva. Inicialmente, ele aconteceria no final da tarde de quarta-feira (4), mas foi adiado para esta quinta-feira (5), sendo novamente cancelado.

Prefeitura anuncia suspensão da Oktoberfest

De acordo com a prefeitura, a cota de enchente no Parque Vila Germânica é de aproximadamente 11 metros.

A Defesa Civil do Estado emitiu uma nota hidrometeorológica e comunicou que no Vale do Itajaí o risco é muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira (6), com aumento gradual nos níveis durante o final de semana, podendo alcançar entre 11 a 12 metros em Blumenau.

Por conta disso, o município decidiu suspender a Oktoberfest Blumenau pelos próximos dias. Nesta quinta-feira (5) a festa acontece normalmente.

Aumento do nível do Rio Itajaí-Açu

A Defesa Civil de Blumenau segue monitorando a situação do Rio Itajaí – Açu e demais ocorrências causadas pela chuva.

O rio em Blumenau pode chegar ao nível de 12 metros, causando enchentes em diversos pontos da cidade.

Após as fortes chuvas, a cidade registrou 113 ocorrências desde terça-feira (3), sendo quatro alagamentos, 28 análises de risco, 72 deslizamentos, três destelhamentos e cinco quedas de árvore.

Cerca de 16 pessoas foram acolhidas no abrigo da cidade, localizado na Rua Cidade de Salvador, n° 89, no bairro Itoupava Norte.

fonte: ndmais.com.br

 

REDAÇÃO ND, BLUMENAU