Santa Catarina terá opção de voos para o Panamá quatro vezes por semana

Santa Catarina terá opção de voos para o Panamá quatro vezes por semana

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Santa Catarina passará a ter ligação direta com o Panamá quatro vezes por semana a partir de setembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 25, em encontro entre o governador Jorginho Mello, o gerente-geral da Copa Airlines, Raphael de Lucca, e o diretor-presidente do Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, na Casa d’Agronômica. A informação da ampliação veio antes mesmo do primeiro voo direto do Panamá para Santa Catarina pousar em Florianópolis, o que ocorrerá na madrugada desta quarta-feira. Entre junho e setembro, serão três voos por semana para o país da América Central.

“Estamos escrevendo uma nova história com esse trecho direto, que promete facilitar nossas viagens e abrir inúmeras oportunidades para Santa Catarina no mundo todo. Tenho certeza que milhares de turistas do Panamá, México, Estados Unidos, Canadá, entre outros, vão querer conhecer nosso estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.

O gerente-geral da Copa Airlines, Raphael de Lucca, revelou que as passagens para a rota estão esgotadas até o mês de agosto. Ele também reconheceu o esforço do governador Jorginho Mello, que foi pessoalmente ao Panamá, em outubro do ano passado, negociar a vinda do voo para Santa Catarina. “Não é uma decisão sozinha da Copa Airlines, mas também do envolvimento da Floripa Airport e também do Governo do Estado. Isso porque não basta apenas colocarmos o avião, ele tem que servir como um eixo de desenvolvimento de todos esses envolvidos”, disse De Lucca.

“Sem dúvida nenhuma um passo importantíssimo para que a gente possa crescer ainda mais nessa relação aérea internacional por meio de Santa Catarina e a nossa capital Florianópolis. O Panamá realmente se tornou um grande hub. Então ele tem essa questão logística, ligando a diversos destinos”, disse o secretário do Turismo Evandro Neiva.

“Nós temos só neste ano números e estatísticas, mostrando Santa Catarina, que era o sexto maior destino internacional do Brasil, no primeiro quadrimestre de 2024 passou para o terceiro maior destino internacional, só com esse aumento de voos para a América do Sul. Com os voos da Copa e da Tap nós poderemos fechar esse ano já bem consolidados neste posiçãol”, projetou o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

A cidade do Panamá tem localização estratégica e papel fundamental na conectividade com a América do Norte e Caribe. A Copa Airlines opera, a partir de lá, 85 destinos em 32 países. A rota terá frequência de três vezes por semana, com capacidade para 160 passageiros por voo que tem duração de 7 horas. A partir de setembro passam a ser quatro dias por semana.

Além dos benefícios turísticos, a rota também é vista como um impulsionador para o comércio. Santa Catarina, um dos estados mais industrializados do Brasil, possui uma base diversificada de exportações. Com a nova conexão, espera-se que os empresários locais possam expandir suas atividades comerciais para a América Central e Caribe, utilizando o Panamá como um hub estratégico.

“Isso é uma grande conquista para Santa Catarina. Floripa Airport é a porta de entrada de Santa Catarina e essa movimentação aí para a América do Norte, América Central com a quarta frequência representa muito pra gente. Então entendo que essa notícia é excelente e que é só o começo dessa nossa escalada de voos seja para a América do Norte, seja pra Europa, porque existe tanto potencial aqui. Santa Catarina vai atrair ainda mais turistas”, disse o diretor-presidente do Zurich Airport Brasil , Ricardo Gesse.

estado.sc.com.br

Escrito por: Christiano Vasconcellos | Secom