Temporal no RS: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos pelo menos até 30 de maio; VEJA FOTOS

Temporal no RS: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos pelo menos até 30 de maio; VEJA FOTOS

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou, na manhã desta segunda-feira (6), que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. Imagens mostram alagamentos em áreas de espera, de circulação de passageiros e até de pouso de aviões. (veja fotos abaixo)

A Fraport, administradora do aeroporto, divulgou um "Notice to Airman" (Notam) em que coloca o dia 30 deste mês como data final da suspensão das operações.

Rio Grande do Sul enfrenta fortes temporais que deixaram mais de 80 mortos desde 29 de abril. São mais de 149 mil pessoas fora de casa, e 873 mil atingidos em 364 cidades.

O aeroporto está fechado deste a última sexta-feira (3) devido à elevação das águas do Rio Guaíba, na capital, que chegaram ao maior nível já registrado, de 5,33 m, na manhã do domingo (5) e devem permanecer acima do limite para inundação (3 m) pelos próximos 10 dias. Antes das cotas atingidas neste mês, o recorde era de 1941 (4,76 m).

"Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um Notam (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações", disse, em nota, a Fraport.

Veja abaixo fotos dos alagamentos disponibilizadas pela Fraport:

Área de circulação de aviões debaixo d'água. — Foto: Fraport

Área de circulação de aviões debaixo d'água. — Foto: Fraport

Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport

Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport

Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport

Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport

Aeroporto Salgado Filho alagado — Foto: Fraport

Aeroporto Salgado Filhado alagado — Foto: Fraport

Os voos com origem e/ou destino para Capital foram cancelados. A Abear orienta que os passageiros devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea para a remarcação ou reembolso.

A associação ainda informou que os aeroportos das cidades de Passo FundoCaxias do SulPelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado. (Leia na íntegra a nota)

 

 

Reproduzir

00:00/01:03

Silenciar som

Minimizar vídeoTela cheia

Compare imagens das cheias de 1941 e de hoje em Porto Alegre

 

Relatos de moradores

 

"Agora chego aqui e não sei se tenho mais casa. Eu saí só com a roupa do meu filho", diz Tatiane, uma das centenas de vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada. "A gente nunca viu nada assim. Via alagar, mas a água evacuava. Agora a água está cobrindo casas", completa. Leia relatos de vítimas das cheias no estado. (veja no vídeo abaixo)

Imagens de satélite antes e depois

Imagens feitas pelo satélite Amazônia 1, operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e obtidas com exclusividade pelo g1 mostram uma visão em escala do antes e depois da maior tragédia do Rio Grande do Sul.

Estradas

Nesta segunda-feira (6), há bloqueios em 102 pontos de rodovias estaduais (veja quais) e 61 de rodovias federais (veja lista), totalizando 163 interrupções no trânsito. São 18 pontos interrompidos na BR-116, em cidades da Serra, da Região Metropolitana e do Vale do Sinos.

Leia na íntegra a nota da Abear:

"A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, de acordo com a concessionária Fraport. Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado.

As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.

Os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado".

Leia na íntegra a nota da Fraport:

"A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações."

por g1