Quer poupar combustível? 5 dicas para economizar usando câmbio automático do jeito certo
O câmbio automático é uma tecnologia que já foi exclusiva dos mais sofisticados e que apenas os mais ricos tinham acesso. Porém atualmente metade dos automóveis 0 km emplacados no país já saem de fábrica com o item.
Com a popularização, muitos motoristas ficam em dúvida sobre como utilizar essa tecnologia economizar energia. Especialistas da SAE Brasil dão dicas sobre práticas para otimizar o uso do câmbio automático e e poupar combustível.
Confira 5 dicas para poupar combustível com o câmbio automático
1) Acelerar demais
Acelerar demais ao sair da inércia. O câmbio automático é inteligente e troca sequencialmente de marcha, conforme a velocidade.
Porém, se você acelerar demais, não será inteligente. A rotação do motor aumenta demais e o consumo também.
Aceleração demais na hora de arrancar com o carro pode aumentar a rotação do motor já que câmbio automático troca marcha sequencialmente – Foto: Pixabay
2) Selecionar o câmbio manual em descidas
Para a utilização do freio motor em câmbio automático, é recomendável selecionar a opção de mudança manual quando estiver disponível e reduzir a marcha antes de iniciar a descida.
Essa manobra não apenas economiza combustível, pois evitaria o uso constante dos freios, mas também contribui para a segurança e manter o controle do veículo.
3) Mito do Modo ‘N’ em descidas
Muitos motoristas acreditam que colocar o câmbio na posição “N” em descidas economiza combustível. Isso é um equívoco.
Além de não contribuir em nada para a economia, essa prática pode causar danos ao sistema de transmissão e ainda aumentar o risco de acidentes, pois retira o controle do motorista sobre o veículo.
4) Marchas reduzidas
Você já deve ter visto em alguns carros as funções (L) ou 3 – 2 – 1. Essas posições permitem o bloqueio de marchas e deve ser usada em situações extremas, impedindo que o veículo troque as marchas de forma automática, seja qual for a inclinação.
A marcha reduzida também é útil para manter as marchas mais curtas e os giros de RPM mais altos.
Essa função é importante para atravessar um alagamento, rebocar outro veículo, lamaçal, ou rodar em baixa velocidade e com rotações elevadas para não deixar o motor ‘morrer’
5) Manutenção preventiva do veículo
A manutenção regular do veículo é essencial para garantir o bom funcionamento do câmbio automático e a eficiência no consumo de combustível.
Essa prática inclui a verificação do nível e da qualidade do fluido de transmissão, bem como a inspeção de componentes relacionados.
ndmais.com.br