Rio Vermelho terá o primeiro Skate Park do interior da Ilha
Praça Recanto dos Manacás vai ganhar pista de skate nas modalidades street e park, além de pista de caminhada que será compartilhada com bicicleta, além de academia de ginástica e passeio
O bairro Rio Vermelho, localizado na região Leste, sediará o primeiro skate park do interior da Ilha. A estrutura já começou a ser construída pela Prefeitura de Florianópolis e terá pista de skate para as modalidades street e park na praça Recanto dos Manacás, que fica situada na servidão de mesmo nome, entre a rua Cândido Pereira dos Anjos (a geral do Travessão) e a SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares).
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura, já está em andamento a terraplanagem necessária para a construção do equipamento.
Antes das obras, o bairro do Leste da Ilha tinha apenas uma minipista de skate voltada aos profissionais do esporte na praça Red Park, na Avenida Red Park. Com a nova estrutura, informa o município, mesmo quem gosta de skate, mas é tido como amador, vai literalmente poder “rolar” no concreto da pista cuja estrutura da modalidade street – que também poderá ser usufruída pelos usuários de roller – terá 550 metros quadrados, e a da park, 330,30 metros quadrados, sendo que a área total da praça com o estacionamento, é de 6.835,46 metros quadrados.
A própria praça Recanto dos Manacás também será revitalizada. A área de esporte e lazer, que hoje oferece uma quadra de vôlei, campos de areia, de rugby e playground, será ampliada. No entorno desses equipamentos, explica o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, será implantada uma pista de caminhada de 550 metros quadrados de área total, que será compartilhada com bicicleta.
Serão ainda instalados no local academia de ginástica, passeio, além de faixa elevada na Servidão dos Manacás, em frente à entrada da praça, o que incrementará a acessibilidade na área.
“A Prefeitura de Florianópolis trabalha buscando desenvolver áreas com melhorias urbanas em diversas regiões da cidade para promover uma adequada ocupação e aproveitamento dos espaços públicos”, ressalta Hahne.
Obras devem ser concluídas em seis meses
Para as obras, foram contratadas duas empresas, sendo que a La Fonte Engenharia Ltda. – EPP ficará responsável pela construção da pista de skate, e a Premolder Construções Ltda – EPP, pela revitalização da praça, num investimento de R$ 1.409.554,15. As melhorias têm prazo de seis meses para serem concluídas.
A revitalização e construção da nova pista no Rio Vermelho, reforça o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ed Pereira, além de humanizar e ocupar os espaços públicos da cidade, também incentivam a prática do esporte. “Estamos trabalhando intensamente para melhorar o uso destas áreas e as pistas de skate incluem no cotidiano da população espaços que muitas vezes são pouco ou nada utilizados. As pistas ajudam a desenvolver novos atletas, jovens mais disciplinados e focados e ainda se transformam num espaço de atividade física, proporcionando saúde e inclusão”, destaca.
Em maio deste ano, também foi aberta a nova pista de skate da Trindade, a Trinda Times, que inclusive já sediou uma etapa do campeonato brasileiro de skate em julho.
Localizada na praça Jornalista Gustavo de Lacerda, em frente ao Villa Romana Shopping, a área total de 2.068,40 metros quadrados da nova pista de skate street é cinco vezes superior à maior do tipo existente até então na cidade, que fica na Beira-Mar Continental e tem menos de 400 metros quadrados. A pista também tem iluminação em LED em toda a sua estrutura, que possibilita que os skatistas treinem e aproveitem do equipamento também no período noturno.
Ed Pereira explica que o aumento destas estruturas no município atende a uma demanda crescente pelo skate desde as últimas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, quando os skatistas brasileiros Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros conquistaram medalhas. “O skate é um esporte olímpico, não podemos perder a oportunidade de pegar carona na mídia nacional e internacional, que desperta nas crianças a curiosidade de começar a praticar o esporte. Esse é o principal objetivo, incentivar e estimular que nossas crianças aqui do município tenham possibilidade de se desenvolver nesta modalidade e possam se tornar atletas competitivos”, afirma o secretário.
Mais estruturas e incentivo a outros esportes na Capital
A prefeitura também pretende finalizar até novembro a construção do maior complexo de skate do Estado, com duas pistas da modalidade, no bairro Abraão, no Continente.
Além disso, a prefeitura planeja abrir pistas para outros esportes como BMX, roller, patins, entre outros. “Estamos investindo nesta área na cidade, em estrutura, incentivo e prevendo já muitas outras atividades e campeonatos. Estamos dando outra cara para o esporte municipal e ampliando cada vez mais os equipamentos esportivos, academias. Também preparamos agora uma série de campos sintéticos que vamos entregar para a população de Florianópolis”, finaliza o secretário secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis.
fonte: ndmais.com.br
CONTEÚDO ESPECIAL, BRANDED STUDIO ND, FLORIANÓPOLIS