‘Estamos morrendo. Minhas filhas só choram e a gente diz que bombas são barulho de festa’, diz brasileiro na Faixa de Gaza
Confinados em território palestino após a ofensiva israelense contra alvos do Hamas, os brasileiros contam que estão enfrentando dificuldades para deixar o território e narram morosidade do Itamaraty na ajuda aos cidadãos brasileiros na região.
Brasileiros de origem palestina que vivem na Faixa de Gaza disseram nesta segunda-feira (9) que estão vivendo momentos de horror com os bombardeios de Israel contra territórios palestinos, iniciados neste sábado (7).
Os ataques foram uma resposta do governo israelense contra os atos terroristas promovidos no fim de semana por extremistas do grupo Hamas em Israel.
▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou lançados 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. "Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu." Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indica que ao menos 1.300 pessoas morreram, sendo 800 em Israel, 493 na Faixa de Gaza e sete na Cisjordânia. Milhares de pessoas ficaram feridas.
▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km² -- um pouco menor que Santa Catarina. Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.
▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.
fonte: g1.globo.com
Por Isabela Leite, GloboNews e g1 SP — São Paulo